ECONOMIA


Aneel mantém acréscimo para contas de luz no mês de julho

Segundo agência, decisão reflete condições menos favoráveis de geração no país, típicas do período seco

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) manteve nesta sexta-feira (26) a bandeira tarifária amarela para as contas de luz do mês de julho. Com a decisão, a conta de luz dos consumidores continua tendo acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh.

Em nota, a agência afirmou que a decisão reflete o período seco no país, “o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado”.

“Diante desse cenário, a Agência reforça a importância da adoção de hábitos eficientes de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a economia doméstica e a sustentabilidade do setor elétrico”, escreveu.

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta que permite os consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no país.

O sistema indica os custos adicionais de geração de energia elétrica e é dividido em quatro tipos:

Bandeira verde: sem custo extra, indicando condições favoráveis de geração;
Bandeira amarela: custo moderado, apontando geração menos favorável;
Bandeira vermelha patamar 1: custo alto devido a condições mais caras de geração;
Bandeira vermelha patamar 2: custo muito alto, usado em situações críticas como maior acionamento de termelétricas.

Em casos excepcionais, a Aneel também pode adotar bandeiras extraordinárias, como ocorreu durante a crise hídrica de 2021.