JUSTIÇA


Chris Gurgel avança na disputa pelo Quinto Constitucional do TRT-BA

Advogada trabalhista recebe 18 votos e integra lista tríplice enviada à Presidência da República

Foto: Assessoria

 

A advogada e professora Christianne Gurgel, referência no Direito do Trabalho e em Direitos Humanos na Bahia, avançou para a fase final da disputa pelo Quinto Constitucional da Advocacia no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA). Em sessão realizada nesta segunda-feira (24), na sede administrativa do tribunal, em Salvador, a jurista recebeu 18 dos 21 votos dos desembargadores e garantiu vaga na lista tríplice.

Com mais de 30 anos de atuação na Justiça do Trabalho, Gurgel reúne trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e sociais. Foi vice-presidente da OAB-BA, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e atualmente ocupa função semelhante no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Sua atuação inclui casos de grande relevância, como o da explosão da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus, que resultou na condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Reconhecida pela defesa da igualdade de gênero e no combate ao racismo, a advogada lidera pesquisas sobre movimento sindical, discriminação de gênero e raça no mercado de trabalho na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Também é conselheira da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-BA) e tem atuação ativa em pautas feministas e de proteção às mulheres no sistema de Justiça.

Além de Christianne Gurgel, também foram selecionados para a lista tríplice Mirela Possídio e Marcos Flávio Rhem. A decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escolherá quem ocupará a vaga de desembargador(a) do TRT-BA pelo Quinto Constitucional.