POLÍTICA


Jaques Wagner se reúne com Lula em Brasília para discutir permanência em liderança do governo

Petista alvo da PF no caso Master é alvo de pressão para se afastar, mas quer ficar até o recesso parlamentar, em julho

 

O senador Jaques Wagner (PT-BA) desembarca nesta quarta-feira (24) em Brasília para tentar convencer o presidente Lula (PT) a mantê-lo na liderança do governo no Senado pelo menos até o início do recesso parlamentar, em 19 de julho. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, o ex-governador da Bahia tem afirmado a aliados ser inocente das acusações de que teria atuado em favor dos interesses do Banco Master no Congresso. Por isso, sustenta que não há motivo para se licenciar do cargo neste momento.

Wagner também argumenta que uma eventual saída da liderança enfraqueceria o palanque de Lula na Bahia, considerado um estado estratégico para a campanha de reeleição.

Apesar da resistência do senador, auxiliares do presidente reiteram que Lula pretende convencê-lo a deixar a função. Caso não haja acordo, o presidente poderá determinar seu afastamento.

De acordo com a Folha, há expectativa de que Lula e Wagner se encontrem nesta quarta, mas, até o fim da noite desta terça (23), a conversa ainda não estava agendada.

O líder do governo no Senado tem manifestado intenção de manter os questionamentos judiciais à operação de que foi alvo.

Pessoas próximas ao senador afirmam que, na opinião dele, Lula é induzido a erros pela Polícia Federal. O senador apresentou um recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) em que pede a anulação da decisão do ministro André Mendonça que autorizou a busca e apreensão em endereços ligados a ele, com o argumento de que houve “erros graves que comprometem a medida”.

Segundo aliados, Wagner também lembra amizade de mais de 48 anos que mantém com Lula para alimentar a expectativa de convencê-lo a continuar no posto.