POLÍTICA


Lula aos jovens: ‘O político honesto que você quer não está dentro de mim’

Presidente incentivou jovens a participarem da política

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Lula (PT) incentivou jovens a participarem da política e afirmou que os líderes que a sociedade espera podem surgir das novas gerações, e não na sua. A declaração foi feita nesta segunda-feira (22) durante a cerimônia de entrega de medalhas da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada no Rio de Janeiro.

Ao discursar para os estudantes, Lula disse que, mesmo diante da descrença na classe política, os jovens não devem se afastar da atividade pública. Segundo ele, o “político honesto” desejado pela população não está dentro dele, mas pode estar entre os próprios estudantes presentes no evento.

“Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política. O político honesto que vocês querem está dentro de vocês. Não está dentro de mim. Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem”, discursou Lula.

A cerimônia celebrou os 20 anos da OBMEP, iniciativa promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A competição reúne mais de 18 milhões de estudantes em todo o país e premiou 684 medalhistas de ouro nesta edição.

Durante o evento, Lula também voltou a defender a ampliação do acesso à educação de qualidade. O presidente afirmou que o Estado deve garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros e citou sua própria trajetória para destacar a importância do ensino como instrumento de transformação social.

“Sou o único presidente da República desse país que não tem diploma universitário”, declarou o petista, ao questionar por que governos anteriores não teriam assegurado o mesmo padrão de educação para toda a população.

Lula participou da cerimônia acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do governador interino do estado, Ricardo Couto. Além do discurso, o presidente entregou medalhas aos estudantes premiados.