JUSTIÇA


Homem que sentou na cadeira de Alexandre de Moraes no 8 de Janeiro é condenado a 14 anos de prisão

Réu fez transmissão ao vivo durante invasão ao STF e foi condenado por cinco crimes

Foto: Reprodução/Redes sociais

O homem que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023, foi condenado a 14 anos de cadeia.

Identificado como Aildo Francisco Lima, ele fez uma live durante a invasão dos prédios dos Três Poderes. Ele filmou o momento em que senta na cadeira do magistrado em tom de deboche.

“Aê, pessoal, essa daqui é a cadeira do Xandão. Por***, agora eu sou um ministro da Corte”, disse no vídeo.

Aildo foi condenado pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.

A defesa do acusado contestou a veracidade do vídeo, argumentando que não correspondia à versão original da gravação. No entanto, o próprio Aildo confirmou a autoria do conteúdo, negando que tenha publicado na internet.