BRASIL


Marinha brasileira fecha compra de navio de guerra britânico

Embarcação britânica HMS Bulwark será incorporada à frota brasileira após reforma; militares serão treinados no Reino Unido para operar o navio

Foto: Repdrodução

A Marinha do Brasil concretizou a compra de um navio de guerra do Reino Unido. O contrato para a aquisição foi assinado nesta quarta-feira (10). O protocolo de intenção para a compra da embarcação foi feito em abril deste ano.

O diretor-geral de material da Marinha, almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e o vice-almirante da Marinha Real Britânica, Martin Connell, assinaram o documento em Londres.

A embarcação é o “HMS Bulwark“, com 170 metros de comprimento. O navio pode realizar as tradicionais missões anfíbias, além de oferecer desembarque de tropas em terra. Pode também ser utilizado em ações humanitárias e situações de calamidade pública.

O navio conta com uma grande capacidade de carga, podendo transportar tropas, profissionais de saúde, veículos e suprimentos essenciais em emergências, incluindo hospitais de campanha, mantimentos e medicamentos.

A Marinha brasileira pretende usar a embarcação na fiscalização e vistorias de áreas da Amazônia Azul, região que é alvo de espionagem internacional devida por ser rica em recursos naturais como minerais e petróleo.

O navio passa por uma reforma geral em Plymouth, na Inglaterra. Quase 50 militares brasileiros serão enviados ao Reino Unido para treinamento, acompanhamento das obras e recebimento da embarcação. Estima-se que em novembro, outros 44 militares serão capacitados para operar o navio.