MUNDO


Número de mortos após terremotos na Venezuela sobe para 188, diz governo

Autoridades informam mais de 1,5 mil feridos hospitalizados em consequência dos tremores

Foto: Reprodução/CNN

 

Subiu para 188 o número de mortos em decorrência dos dois terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). A atualização foi divulgada por Jorge Rodríguez, presidente do Congresso Nacional e irmão da presidente Delcy Rodríguez.

Segundo o balanço oficial, mais de 1.500 pessoas permanecem hospitalizadas em consequência dos tremores. No entanto, a dimensão da tragédia pode ser ainda maior. O site Desaparecidos Terremoto Venezuela, criado por integrantes da sociedade civil para reunir informações sobre vítimas, registra mais de 40 mil pessoas desaparecidas.

A plataforma permite que familiares e conhecidos informem dados como idade, sexo, estado civil e cidade de residência dos desaparecidos. Até o momento, o governo venezuelano não disponibilizou uma ferramenta semelhante nem divulgou estimativas oficiais sobre o número de pessoas não localizadas.

De acordo com projeções do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o total de vítimas fatais pode variar entre 10 mil e 100 mil. O cálculo considera fatores como densidade populacional nas áreas afetadas e as condições estruturais das construções.

Os terremotos, de magnitudes 7,5 e 7,2, provocaram destruição em áreas do litoral de Morón, município localizado a cerca de 160 quilômetros de Caracas. A região integra o estado de La Guaira, apontado como o mais afetado pelos abalos.

Prédios, residências e outras estruturas sofreram danos ou desabaram. Conforme a imprensa local, ao menos oito hospitais foram atingidos, o que levou à transferência de pacientes para outras unidades de saúde.

Os abalos também foram percebidos em cidades da Região Norte do Brasil, segundo informações do Serviço Geológico do Brasil.

Relatos indicam que os tremores foram sentidos em Belém, Manaus, Boa Vista, Macapá e municípios próximos. Segundo o geofísico Marcos Ferreira, pesquisador do SGB, magnitudes de 7,2 e 7,5 são consideradas muito elevadas.

“[Esses valores] indicam a liberação de uma enorme quantidade de energia. Além disso, quanto mais rasos os sismos, maior potencial de impacto, pois a energia chega de forma mais direta e rápida à superfície”, explicou o especialista.

Com informações da Agência Brasil