JUSTIÇA


Críticas de Gilmar Mendes a Fux são as mesmas que outros ministros fazem em privado, diz colunista

Voto contrário ao dos colegas da 1ª Turma do STF fez Fux ser mal visto por colegas

Foto: Rosinei Coutinho/STF

 

As críticas públicas feitas por Gilmar Mendes a Fux pelo seu voto contra a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista são as mesmas que outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fazem em privado. A informação é da colunista Daniela Lima, do Portal Uol.

Embora represente a Segunda Turma do STF, Gilmar Mendes acompanhou o último dia de julgamento, na última quinta-feira (11). Na ocasião, sequer cumprimentou Fux.

Entre as críticas feitas por Gilmar Mendes a Fux, estão a de que o ministro que votou contra a condenação de Bolsonaro foi incoerente por ter votado pela condenação de Mauro Cid e Braga Netto e de que o Judiciário não pode alimentar teorias da conspiração.

“Todos sabem que não há tirania nem ditadura no Brasil. Havia uma proposta de ditadura que nós logramos desmantelar. Ninguém assumiu uma posição tirânica no STF. Os próprios advogados que estiveram na tribuna, como os de Bolsonaro e Braga Netto, reconheceram que havia uma situação golpista”, disse Gilmar Mendes nesta segunda-feira (15), durante inauguração do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).