ESPORTE


Mirassol corre risco de perder vaga na Libertadores, e Bahia pode ser beneficiado

Clube paulista enfrenta pendências com a Conmebol, como ausência de equipe feminina, capacidade do estádio e distância até aeroporto internacional

Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol

O Mirassol garantiu vaga na Libertadores na última rodada do Brasileirão, porém, a equipe paulista pode acabar ficando de fora do torneio continental por não cumprir exigências obrigatórias da Conmebol.

Uma das pendências é a criação de uma equipe feminina. Desde 2018, a entidade obriga que as equipes que disputam a Libertadores tenham um time na modalidade.

Outro ponto é a capacidade do Estádio José Maria de Campos Maia, o “Maião”. Atualmente com 15 mil lugares, o local só poderia ser utilizado na fase de grupos do torneio. Em caso de avanço ao mata-mata, a Conmebol exige que o estádio tenha no mínimo 20 mil de capacidade.

O obstáculo geográfico também é uma questão ao Mirassol. A entidade estabelece que as partidas sejam disputadas em estádios localizados a até 140 quilômetros de um aeroporto internacional.

Em caso de não cumprimento das obrigatoriedades, o Mirassol perderia a vaga na Libertadores. Uma das equipes que podem ser beneficiadas com a exclusão dos paulistas é o Bahia, que ocupa atualmente a sétima colocação.