ESPORTE


EUA querem sediar a Copa do Mundo de 2038, afirma diretor da Casa Branca

Segundo Andrew Giuliani, infraestrutura do país e possível expansão para 64 seleções reforçam a candidatura norte-americana ao torneio

Foto: Reprodução/@gianni_infantino

 

O diretor executivo da força-tarefa da Casa Branca, Andrew Giuliani, afirmou que os Estados Unidos têm interesse em voltar a sediar a Copa do Mundo em 2038.

Segundo ele, a possibilidade do aumento no número de seleções de 48 para 64 pode ser um trunfo para os EUA.

“Quando você pensa que a Copa do Mundo pode ser ampliada para 64 seleções, acho que os Estados Unidos têm capacidade para organizar um torneio desse porte. Vamos garantir primeiro que concluamos esta edição, antes de apresentarmos nossa candidatura para 2038”, disse Giuliani em declarações reproduzidas pela BBC.

Os norte-americanos foram uma das sedes da Copa neste ano, ao lado do México e Canadá.

Ainda de acordo com o diretor da Casa Branca, não existe outro país do mundo com a estrutura igual as dos EUA para voltar a receber o torneio.

“Não há país mais bem preparado para receber uma Copa do Mundo, e acho que estamos vendo isso nas redes sociais. Também estamos vendo isso com todos os torcedores que talvez estejam tendo contato com os EUA pela primeira vez, ou pela primeira vez em muito tempo. Eles percebem que somos muito receptivos e que contamos com uma infraestrutura extraordinária”, disse.

“Nossos estádios já estão prontos. Então, para os EUA, em comparação com outros países-sede, onde os custos chegam a dezenas e dezenas de bilhões de dólares, para nós o gasto foi de apenas alguns bilhões”, acrescentou.

A Fifa já escolheu as sedes dos próximos dois mundiais. Em 2030, a Copa do Mundo será disputada em Portugal, Espanha e Marrocos, com jogos de abertura divididos entre Uruguai, Argentina e Paraguai, em celebração ao centenário do torneio. Já em 2034, a Arábia Saudita será sede.