BARREIRAS


Hospital do Oeste ganha centro de radioterapia para assistência oncológica

Unidade inaugurada pelo governo da Bahia recebeu investimento de R$ 9,8 milhões

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

 

O Hospital do Oeste, em Barreiras, passou a contar com um serviço de radioterapia após a inauguração da nova unidade nesta sexta-feira (26). O equipamento foi implantado pelo governo da Bahia com investimento de R$ 9,8 milhões e amplia a oferta de tratamento oncológico na região.

Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões. Além disso, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde.

Segundo Jerônimo Rodrigues, a implantação da radioterapia integra a estratégia de ampliação da oferta de serviços especializados no interior do estado. “Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, informou que este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo da Bahia no interior do estado e o primeiro na região Oeste. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, disse.

A ampliação do Hospital do Oeste prevê o aumento da capacidade de 300 para 360 leitos. O projeto inclui 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e requalificação da estrutura da unidade.

A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, afirmou que a implantação do serviço pode reduzir a necessidade de deslocamentos para tratamento. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.