ESPORTE


Baianão 2026 terá final em jogo único e duas datas a menos

Torneio começa em 11 de janeiro e termina em 22 de fevereiro após ajustes no calendário da CBF

Foto: Felipe Oliveira I EC Bahia

 

O Campeonato Baiano de 2026 será mais curto e com formato inédito de final em jogo único, conforme confirmou nesta segunda-feira (3) a Federação Bahiana de Futebol (FBF), durante o lançamento oficial do torneio. A competição começa no dia 11 de janeiro e termina em 22 de fevereiro, com duas datas a menos em relação à edição anterior.

As mudanças seguem a determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reduziu o número de datas dos campeonatos estaduais de 16 para 11. A medida tem como objetivo ajustar o calendário nacional, que ficará mais apertado em 2026 por causa de competições internacionais e novos formatos de torneios.

A primeira fase do Baianão será disputada em turno único, com os quatro melhores times avançando para as semifinais. Tanto as semifinais quanto a grande final, marcada para 8 de março, serão realizadas em jogo único, o que aumenta a importância de cada partida e reduz a margem de erro dos clubes.

O estadual contará novamente com dez equipes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Porto, Juazeirense, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira e Galícia.