ECONOMIA


Bahia tem aumento de 54,5% no fluxo de turistas internacionais durante o São João em comparação a 2024

'Detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado durante o período', afirmou Maurício Bacelar

Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Bahia registrou um aumento de 54,5% no fluxo de turistas internacionais, em junho, durante o período do São João, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados, divulgados pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), foram 8.334 visitantes estrangeiros no período, contra 5.393 na mesma época, em 2024.

“O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João”, afirmou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

“Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, completou o dirigente.

Segundo o titular da pasta, os números percebidos pelo segmento na Bahia — foram quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025 — devem ser ampliados com a retomada do voo Panamá-Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026.

Ao todo, a operação ocorrerá em quatro voos semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos, através da Copa Airlines. “A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou.

A Bahia possui ligação com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires (ARG), Montevidéu (URU) e também para Santiago (CHI), que se somam à ligação na Europa, seja na conexão direta com Lisboa (POR), Madri (ESP) e Paris (FRA), onde também há liegação com 187 destinos da própria Europa, além de Ásia e África.

Terceiro maior crescimento

Ainda levando em conta os seis primeiros meses do ano, a Bahia ocupou o terceiro maior crescimento percentual entre os estados do país, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669.