BRASIL


Jovem é indiciado por fingir leucemia para arrecadar doações e bancar viagens, diz polícia

Investigação aponta que suspeito criava campanhas online e perfil falso de médico para reforçar narrativa e obter dinheiro de vítimas

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

A Polícia Civil do Paraná indiciou um jovem de 23 anos por suspeita de simular um diagnóstico de câncer para arrecadar dinheiro por meio de doações na internet.

Segundo a investigação, o suspeito, identificado como Alan Guilherme, teria criado campanhas de arrecadação online e ações como rifas e bazares para convencer doadores de que estaria em tratamento contra leucemia.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Victor Hugo Torres, o investigado também teria criado um perfil falso de WhatsApp se passando por médico, com o objetivo de reforçar a história apresentada às vítimas e manter contato com os doadores.

As apurações indicam que o jovem alegava realizar tratamento em hospitais do Paraná e de São Paulo, mas não há registros de atendimento ou tratamento oncológico nas unidades citadas.

A investigação teve início após pessoas que realizaram doações levantarem suspeitas sobre a veracidade da doença e procurarem a polícia.

Segundo o inquérito, parte dos valores arrecadados teria sido usada em viagens e gastos pessoais, como idas a restaurantes e parques de diversões em Santa Catarina.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná, que vai decidir se apresenta denúncia, solicita novas diligências, arquiva o processo ou propõe acordo ao investigado.

Até o momento, a defesa de Alan Guilherme não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestação.