ECONOMIA


Skol lança primeira cerveja zero álcool e zero açúcar do Brasil

Novo rótulo da Ambev mira segmento core e marca o maior investimento em cinco anos

Foto: Skol

 

A Skol lança no mercado brasileiro a Skol Zero Zero, sua primeira cerveja com zero álcool e zero açúcar. O produto tem 12 calorias por lata de 350 ml, é puro malte e sem glúten. Segundo a empresa, trata-se da primeira cerveja do país a reunir os dois atributos, de acordo com a base GNPD da Mintel (2025). A informação é da revista Exame.

A novidade marca a maior aposta da marca nos últimos cinco anos e se insere em uma estratégia mais ampla da Ambev para expandir o segmento de cervejas sem álcool no Brasil. Atualmente, a companhia conta com Corona Cero, Budweiser Zero e Brahma Zero no portfólio.

“A Skol precisava entrar nessa categoria de um jeito diferente”, diz Dani Waks, vice-presidente de marketing da Ambev. Com a entrada da Skol Zero Zero, a empresa busca ampliar a penetração da categoria em um mercado ainda considerado incipiente em comparação a países mais maduros.

Segundo o executivo, em alguns mercados a cerveja sem álcool representa entre 5% e 10% do volume total da indústria. “No Brasil, esse percentual ainda é bem menor”, afirma. Para ele, o avanço passa pela mudança de percepção. “A categoria precisa deixar de ser vista como uma escolha de restrição e passar a ser uma opção de ocasião.”

Do ponto de vista técnico, o desenvolvimento da Skol Zero Zero exigiu a criação de uma receita inédita e ajustes no processo produtivo. O principal desafio, segundo Waks, foi eliminar totalmente o açúcar. “A fermentação transforma açúcar em álcool. Tirar o álcool é complexo, mas chegar ao zero açúcar exige um controle muito mais rigoroso”, diz.

Para atender às exigências da legislação brasileira — considerada mais rígida do que a de outros mercados —, a empresa investiu em novas ferramentas de mensuração e monitoramento da fermentação. O produto é fabricado inicialmente na cervejaria de Lages, em Santa Catarina.