ESPORTE


COI é criticado por vender produtos dos Jogos de Berlim de 1936

Entidade retirou camiseta da loja oficial após repercussão negativa

Foto: Olympics Shop

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a ser alvo de críticas após comercializar produtos que fazem referência aos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, realizados na Alemanha nazista. A repercussão ocorreu nesta semana, após a divulgação de uma camiseta da chamada “Coleção Patrimônio”, que trazia o pôster oficial da edição.

A estampa reproduzia a arte criada por Franz Würbel, com imagem de um atleta coroado com louros, os anéis olímpicos ao fundo e o Portão de Brandemburgo, além da inscrição “Alemanha, Berlim, Jogos Olímpicos de 1936”. Após as críticas, o produto foi retirado do site oficial da loja olímpica.

Os Jogos de 1936 foram utilizados por Adolf Hitler como instrumento de propaganda do regime nazista, em um contexto de perseguição a judeus e de defesa da ideologia de superioridade racial. Apesar disso, o evento também ficou marcado pelo desempenho do atleta afro-americano Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro e se tornou símbolo de resistência diante da narrativa racial promovida pelo regime.

Em nota enviada à imprensa, o COI afirmou que a Coleção Patrimônio celebra 130 anos de arte e design olímpico e inclui todas as edições anteriores dos Jogos. A entidade declarou ainda que reconhece o contexto histórico de Berlim 1936 e que o tema é abordado no Museu Olímpico de Lausanne. Segundo o comitê, o número de camisetas produzidas foi limitado e os itens já estão esgotados.