SAÚDE


Anvisa manda apreender canetas emagrecedoras de Tirzepatida das marcas Synedica e TG

Produtos eram vendidos pelas redes sociais sem registro e foram fabricados por empresas desconhecidas

Foto: Cristian Camilo/Divulgação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21), a apreensão e a proibição de todos os lotes de Tirzepatida das marcas Synedica e TG, além do Retatrutida de qualquer marca. A decisão foi publicada após a constatação de que os produtos estavam sendo fabricados por empresas sem identificação e comercializados sem registro, notificação ou cadastro junto à Agência.

De acordo com a Anvisa, as canetas emagrecedoras vinham sendo anunciadas e vendidas principalmente por meio de perfis em redes sociais, como o Instagram, o que caracteriza infração sanitária. Com a medida, fica proibida a fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso desses produtos em todo o território nacional.

Em nota, a Agência alertou que os medicamentos não devem ser utilizados em nenhuma circunstância, por não haver garantia quanto à procedência, composição, eficácia ou segurança. A Anvisa reforça que produtos irregulares representam risco à saúde da população.

A orientação é que profissionais de saúde e consumidores que identifiquem a venda ou posse dos itens entrem em contato com a Anvisa por meio dos canais oficiais de atendimento ou acionem a Vigilância Sanitária local.