ECONOMIA


Terceira idade lidera interesse por turismo religioso no país

Números são do levantamento do Ministério do Turismo em parceria com a Nexus

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O turismo religioso e espiritual tem na terceira idade seu público mais fiel no Brasil. Levantamento do Ministério do Turismo em parceria com a Nexus mostra que, enquanto 20% dos brasileiros demonstram interesse por esse tipo de roteiro, o índice sobe para 30% entre pessoas com 60 anos ou mais — o maior percentual entre todas as faixas etárias analisadas. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, nesse grupo, as viagens de fé aparecem como a segunda principal escolha de férias, atrás apenas dos destinos de sol e praia, que concentram 34% das preferências. O turismo cultural e histórico vem na sequência, com 22%, seguido pelo turismo de bem-estar, com 14%.

O estudo também indica que o interesse por roteiros religiosos cresce conforme a idade avança. Entre jovens de 18 a 24 anos, apenas 8% apontam preferência por esse segmento. O percentual sobe para 16% na faixa de 25 a 40 anos, alcança 26% entre brasileiros de 41 a 59 anos e atinge o pico na população com mais de 60 anos.

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com brasileiros com idade a partir de 16 anos, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e tem confiança de 95%.