JUSTIÇA


Lideranças do Judiciário e do setor empresarial encerram congresso internacional em Madri

Evento reuniu autoridades brasileiras nos dia 24 e 25 de novembro e destacou temas ligados à Agenda 2030, insolvência e desenvolvimento sustentável

Foto: Assessoria

 

O IV Congresso Internacional de Direito da Empresa, realizado nos dias 24 e 25 de novembro na Universidade Complutense de Madrid, reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, pesquisadores e representantes do setor jurídico e empresarial em uma programação dedicada a temas centrais do Direito da Empresa.

A delegação brasileira contou com nomes como os ministros Reynaldo Soares da Fonseca, Raul Araújo, Teodoro Sampaio e Rogério Schietti, além do desembargador baiano Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, presidente de um dos painéis, e do presidente da AMAB, desembargador Júlio Travessa. Também esteve presente o diretor do IBDE, Paulo Valente, do Valente Advogados.

Entre os destaques da programação de segunda-feira (24) esteve o painel “Sustentabilidade, Agenda 2030 e Insolvência”, que contou com o professor Ricardo Sayeg, o ministro Reynaldo Soares e a advogada Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e da Fundação Baía Viva. Em sua apresentação, Suarez abordou a relevância da Baía de Todos-os-Santos, reconhecida como área estratégica da Amazônia Azul, e apresentou iniciativas de requalificação urbana, social e ambiental desenvolvidas pela Fundação, que contribuíram para colocar a região em evidência internacional, incluindo a eleição da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, como a melhor das Américas e da Península Ibérica no Ranking das Melhores Praias 2025.

Além de participar da programação acadêmica, Isabela Suarez também foi uma das personalidades homenageadas com a Medalha da Ordem Jurídica e Social do IBDE, honraria concedida a trajetórias de impacto no meio jurídico, empresarial e social. Na mesma lista de homenageados estavam ministros do STJ e representantes do Judiciário brasileiro, reforçando o caráter institucional e técnico do encontro promovido pelo IBDE.

Com as discussões encerradas nesta terça-feira (25), o evento consolidou-se como um espaço de diálogo qualificado entre academia, magistratura, advocacia e setor empresarial, fortalecendo a cooperação hispano-brasileira em torno de soluções jurídicas que integrem desenvolvimento econômico, responsabilidade social e sustentabilidade.