BRASIL


‘Não foi falta de energia, mas problema de infraestrutura’, diz ministro sobre apagão

Titular da pasta de Minas e Energia, Alexandre Silveira afirmou que dano foi 'pontual'

Foto: MME

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na manhã desta terça-feira (14) que um problema na “infraestrutura que transmite” a energia causou o apagão registrado durante a madrugada em ao menos oito estados. Segundo ele, o dano foi “pontual”.

Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia. Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual” afirmou Silveira“, segundo o jornal O Globo.

Aconteceu um problema elétrico em uma subestação de grande porte no Paraná. Isso funciona de forma praticamente automatizada pelo Operador Nacional de Sistema, para que não haja uma interrupção de maior porte no Brasil. O sistema, perdendo uma subestação desse volume de energia, ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo, em alguns estados, onde é necessário fazer uma reprogramação da carga”, disse o ministro.

Representantes de diferentes órgãos do governo vão se reunir nesta terça-feira para tratar do apagão que atingiu ao menos nove estados e o Distrito Federal nesta madrugada. São esperados representantes do Ministério de Minas e Energia, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As causas da falha já estão sendo investigadas.