JUSTIÇA


STF marca para novembro julgamento do núcleo 3 da trama golpista

Processo envolve nove acusados, entre militares e policiais, apontados como responsáveis pelas ações táticas do plano

Foto: Fellipe Sampaio /STF

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para os dias 11, 12, 18 e 19 de novembro o julgamento da ação penal contra o núcleo 3 da trama golpista investigada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A definição das datas ocorreu nesta segunda-feira (6), após o relator Alexandre de Moraes liberar o processo para análise pela Primeira Turma.

O grupo é formado por oito militares do Exército e um policial federal, denunciados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia solicitado a condenação dos réus, apontados como responsáveis pelas “ações táticas” do plano golpista.

Com o julgamento do núcleo 3, o STF dá continuidade à série de análises que envolvem os diferentes grupos investigados. O núcleo 1, que inclui o ex-presidente Bolsonaro, já foi julgado e condenado, enquanto os núcleos 2 e 4 devem ser avaliados ainda neste ano.