SALVADOR


Facções demarcam zonas de controle nos principais pontos turísticos da Barra

Disputa está exposta em pichações em muros e na balaustrada ao longo da orla; PM diz ter intensificado patrulhamento no bairro

Imagem: Reprodução/TV Aratu

Facções criminosas passaram a demarcar zonas de controle nos principais pontos turísticos da Barra, bairro nobre na orla de Salvador. A disputa está exposta em pichações em muros e na balaustrada ao longo do calçadão. 

A Polícia Militar informou ao MundoBA ter intensificado o policiamento ostensivo na região, com ações de radiopatrulhamento, abordagens e permanência de viaturas nos pontos onde ocorreram registros recentes.

Procurada, a Polícia Civil não se manifestou.

Atualmente, o Porto da Barra e o Cristo Nosso Senhor são dominados, respectivamente, pelo CV (Comando Vermelho) e pelo BDM (Bonde do Maluco). O caso foi noticiado pelo jornal Correio.

A poucos metros do monumento do Cristo, a comunidade da Roça da Sabina está sob controle do BDM. Na balaustrada em direção ao Farol há inscrições do TCP [Terceiro Comando Puro], aliado do BDM.

 Em 2007, a praia da Barra foi eleita uma das melhores praias do mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Em nota, a PM disse que, após tomar ciência dos atos de vandalismo, a 11ªCIPM prontamente se deslocou até o local, realizando rondas preventivas e reforçou o policiamento.

A corporação afirmou que realiza diversas ações de prevenção ao cometimento de crimes com o apoio das unidades como a CIPT/Rondesp Atlântico e unidades especializadas. A companhia diz atuar de forma contínua também nos bairros Graça e Vitória.

“O trabalho é orientado pela mancha criminal e visa prevenir e coibir delitos, especialmente em áreas comerciais e de maior fluxo. A Polícia Militar ressalta a importância do acionamento pelo 190 diante de qualquer situação suspeita e informa que o esclarecimento dos delitos será conduzido pela Polícia Civil”, informa o comunicado.