POLÍTICA


Lula desmente Trump ao negar que Brasil seja mau parceiro comercial: ‘Ele só tem lucro’

Presidente afirma que país não ficará 'de joelhos' para Washington

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu, nesta quinta-feira (14), as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o Brasil como um “mau” parceiro comercial.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, o Brasil só não vai andar de joelho para o governo americano”, disse Lula durante um evento de entrega de regularização fundiária em Pernambuco.

O petista afirmou que Trump tem divulgado “mentiras” sobre o Brasil e negou prejuízos no comércio bilateral. “Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil, ele só tem lucro”, declarou.

Mais cedo, Trump havia afirmado que “o Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas”, alegando que o país cobra taxas muito mais altas que as aplicadas pelos EUA. A fala do norte-americano ocorreu em entrevista coletiva na Casa Branca.

Ainda nesta quinta-feira (14), Lula disse que não vai “ficar chorando” pela relação com os Estados Unidos e indicou que o Brasil pode ampliar parcerias comerciais com China, Índia e Rússia, países que, junto ao Brasil, formam o Brics.