SAÚDE


Câncer de próstata é a principal causa de morte pela doença entre homens na Bahia

Levantamento da SEI aponta que, em 2024, 18,7% dos óbitos masculinos por neoplasias foram decorrentes do câncer de próstata

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O câncer na próstata é o principal responsável pelas mortes de homens com a doença, de acordo com uma nova atualização do Info Câncer de Próstata, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Segundo o levantamento, a cada cinco homens vítimas de câncer na Bahia, um deles foi por neoplasias malignas na próstata. No ano de 2024, o estado registrou 1.6 mil óbitos por câncer de próstata, representando 18,7% da mortalidade por todos os tipos de neoplasias na população masculina baiana.

Nos anos 2000, a taxa de mortalidade pela doença era de 14,6%. Em 2024, essa porcentagem passou para 21.9%.

Foto: Divulgação

O risco do câncer de próstata é iminente a partir dos 50 anos, e o envelhecimento da população tende a agravar esse quadro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca, 2022), além da idade, outros fatores de risco podem ser apontados, como histórico familiar, obesidade, exposição a aminas aromáticas (substância utilizada na fabricação de corantes, fármacos, pesticidas e explosivos), arsênicos e produtos de petróleo. Este último fator de risco está relacionado ao exercício de determinadas atividades profissionais.

Durante o mês de novembro, diversos locais realizam a campanha do “Novembro Azul”, voltada para conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata.