SALVADOR


Prefeitura de Salvador firma acordo com Embratur para ampliar promoção internacional da cidade

Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado durante cerimônia em Brasília, na segunda-feira (18)

Foto: Percio Campos/Embratur

A Prefeitura de Salvador e a Embratur assinaram, na segunda-feira (18), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a promoção internacional da capital baiana. O documento, válido por 12 meses, prevê ações conjuntas em três frentes: compartilhamento de dados e inovação, além da própria promoção internacional.

A parceria inclui participação conjunta em eventos fora do país, troca de informações e produção de análises sobre o setor turístico. O ACT também prevê cursos de capacitação para profissionais do trade turístico, voltados ao uso de dados, estratégias de mercado e digitalização de negócios.

Em 2024, a Bahia recebeu 143.605 turistas estrangeiros — alta de 56% em relação ao ano anterior. Apenas entre janeiro e julho de 2025, o número já alcançou 115.594 visitantes de outros países, um crescimento de quase 61% no comparativo com o mesmo período de 2024.

Presente à cerimônia, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) abordou o impacto do afroturismo e a relevância da parceria. “Nós temos trabalhado com um eixo de promoção do afroturismo muito importante e acho que a gente pode fazer ainda melhor de forma conjunta. Tenho certeza de que esse trabalho com inovação será de extrema relevância”, afirmou.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância estratégica de Salvador para o turismo nacional como um todo. “Entendemos a capital baiana como um dos principais portões de entrada do Brasil. Esse acordo aprofunda nossas relações e vai nos permitir atrair ainda mais voos internacionais e turistas estrangeiros”, disse.

Iniciativas previstas

Na prática, o acordo busca consolidar Salvador no turismo internacional. Entre as medidas, estão: criação de rotas turísticas temáticas; uso de materiais audiovisuais e multimídia em campanhas e eventos; desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao turismo internacional; e parcerias estratégicas com a film commission local para ações de promoção da cidade.