SALVADOR


Câmara Municipal aprova subsídio milionário ao transporte de Salvador

Vereadores da oposição votam contra repasse destinado a ônibus e “amarelinhos”

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta segunda-feira (17), dezessete, o subsídio de sessenta e sete milhões de reais para o sistema de transporte público da capital baiana. A proposta, enviada pelo Executivo, passou com votos contrários da bancada de oposição.

O texto prevê a destinação da maior parte do valor para as concessionárias que operam os ônibus convencionais, enquanto uma fatia menor será direcionada ao Subsistema de Transporte Especial Complementar, conhecido como “amarelinhos”.

O governo municipal argumenta que o aporte é necessário para garantir o equilíbrio econômico das empresas e evitar impactos imediatos na tarifa. “É mais um recurso destinado para essa finalidade, pois sabemos que a questão do transporte público é um problema nacional, está inserido entre todas as capitais brasileiras”, disse o líder do governo, vereador Kiki Bispo (União).

Já para o presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, vereador Hélio Ferreira (PCdoB), a medida não resolverá “o caos estabelecido, mas a oposição se vê obrigada a votar de forma favorável, recusando o veto, para não piorar ainda mais a situação dos usuários e trabalhadores”.