POLÍTICA


‘Não entendo como defensor da segurança quer excluir Polícia Federal’, diz Otto sobre Derrite

Senador voltou a falar sobre projeto relatado pelo ex-secretário do governo paulista

Foto: Pedro França/Agência Senado

 

Otto Alencar (PSD-BA) criticou Guilherme Derrite (PP-SP) por mudanças no projeto contra facções enviado pelo governo federal, do qual é relator.

“Lamentavelmente, eu não entendo como um deputado que se considera defensor da segurança quer excluir logo a Polícia Federal”, disse o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), durante cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Derrite se licenciou da secretaria estadual de Segurança Pública de São Paulo em novembro para reassumir o cargo de deputado federal. Como relator, mudou o nome da matéria para “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado” e sofreu rejeição de membros do governo Lula (PT) por propôr que a Polícia Federal passe a depender de solicitação do governo estadual da região investigada para atuar.

O PL Antifacção foi enviado pelo governo federal à Câmara dos Deputados após a megaoperação contra o Comando Vermelho que aconteceu no Rio de Janeiro, em 28 de outubro.

O texto prevê aumento de pena para até 30 anos em casos de homicídio cometido a mando de facções e amplia instrumentos para atingir empresas utilizadas pelo crime organizado.