POLÍTICA


Deputado do PT filmado em briga de rua diz que sofreu racismo

Renato Freitas aparece em vídeo trocando socos com outro homem

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

 

O deputado Renato Freitas (PT) disse que ofensas raciais o levaram a brigar na rua. O petista aparece dando chutes e levando um soco no rosto de um desconhecido em vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (19). A briga aconteceu no centro de Curitiba.

“O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, disse o deputado em vídeo publicado em sua página do Instagram horas depois.

O deputado diz que o homem com quem brigou jogou o carro em cima dele. “Eu estava com a minha amiga, também negra, atravessando a rua, e o cara tocou o carro em cima de nós”. Renato diz que não reagiu, mas o homem baixou o vidro e o xingou. “Ele saiu do carro e veio para brigar”.

Segundo o político, o rapaz foi atrás dele e de seu assessor já filmando.

“Ele estava filmando e eu não imaginava que ele iria partir para a agressão. E eu também não comecei, mas ele estava filmando e era justamente o que ele queria”.

Nas redes sociais, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, repudiou a agressão sofrida pelo deputado. Ele afirmou que Renato Freitas é uma reconhecida liderança “na luta antirracista, por igualdade, democracia e direitos” e tem sido alvo frequente de racismo e violência política. Com informações da Agência Brasil.