POLÍTICA


CCJ do Senado vai analisar recondução de Paulo Gonet à PGR em novembro, diz Alcolumbre

Presidente do Senado quer evitar misturar sabatina do procurador-geral com a escolha do novo ministro do STF

Foto: Pedro França/Agência Senado

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB), autorizou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) inicie, ainda em novembro, a análise da recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. A decisão tem como objetivo evitar que o processo de confirmação do nome indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se misture à escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Indicado por Lula em agosto, Gonet precisa ser aprovado pelo Senado para continuar à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). O relator da matéria, senador Omar Aziz (PSD), deve apresentar seu parecer no dia 5 de novembro. A sabatina e a votação na CCJ estão previstas para o dia 12, com a análise final em plenário marcada para data posterior, a ser definida por Alcolumbre.

A decisão do presidente do Senado também ocorre após declarações do líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT). O senador afirmou que Alcolumbre teria sugerido ao presidente Lula o nome de Rodrigo Pacheco para a vaga no STF, enquanto o chefe do Executivo demonstrou preferência pelo atual advogado-geral da União, Jorge Messias.