‘Bolsonaro não conseguiu jogadores certos’, lamentou policial federal baiano investigado em trama contra Lula
Wladimir Soares foi denunciado pela PGR por liderar ações voltadas ao monitoramento e 'neutralização' de autoridades públicas, como Alexandre de Moraes

Wladimir Matos Soares, policial federal — Foto: Reprodução/Redes sociais
O policial federal baiano Wladimir Matos Soares lamentou que o então presidente Jair Bolsonaro não tenha conseguido consolidar a trama contra a posse do presidente Lula (PT). A fala consta de mensagens obtidas pela Polícia Federal e reveladas pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
De acordo com o material colhido pela PF, Soares avisa a interlocutores que o plano de golpe de Estado havia fracassado.
“Não vai mais rolar! O técnico não conseguiu os jogadores certos”, escreveu Wladimir, após um interlocutor identificado pela PF como Flávio Quirino de Morais lhe encaminhar trecho de reportagem sobre uma operação policial. O contato de Quirino estava salvo como “Viva a São Jorge”.
LEIA TAMBÉM: Policial federal baiano acusado por trama golpista diz que ‘estava preparado para prender Moraes’
O policial federal é um dos 12 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no “núcleo de ações táticas” e é acusado de organização criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio e deterioração de patrimônio tombado.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve aceitar a denúncia contra o policial na próxima semana, colocando-o no banco dos réus.
Relatório da PF encaminhado nesta semana ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes analisou as mensagens extraídas do celular de Soares, alvo de uma operação de busca e apreensão em sua residência em novembro do ano passado.
À época, ele foi preso preventivamente sob a acusação de participar de um plano para matar autoridades intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que tinha o objetivo de executar Moraes, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.