MUNDO


Trump chama e-mails de Epstein de ‘armadilha’ criada pelos democratas

Presidente americano reage à divulgação de mensagens que o ligam ao abusador sexual e diz que caso é manobra para desviar foco da crise política no país

Foto: Shealah Craighead/ White House

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta quarta-feira (12) como uma “armadilha política” a divulgação de e-mails do empresário Jeffrey Epstein, nos quais é citado como tendo conhecimento da rede de abusos sexuais comandada pelo bilionário. As mensagens foram publicadas pelo Congresso dos EUA, a partir de uma investigação conduzida por parlamentares democratas.

“Os democratas estão tentando ressuscitar a farsa de Jeffrey Epstein porque farão de tudo para desviar a atenção do quão desastrosos foram com a paralisação do governo e tantos outros assuntos”, escreveu Trump em uma rede social. “Só um republicano muito ruim, ou estúpido, cairia nessa armadilha”

O republicano ainda atacou a oposição ao relacionar o caso com a crise orçamentária que já dura 42 dias. “Os democratas custaram ao nosso país 1,5 trilhão de dólares com suas recentes artimanhas de fechar o país de forma cruel, colocando muitos em risco — e eles devem pagar um preço justo por isso. Não deve haver desvios de atenção para Epstein ou qualquer outra coisa, e quaisquer republicanos envolvidos devem se concentrar apenas em reabrir o país e reparar os enormes danos causados ​​pelos democratas”, declarou.

Os e-mails de Epstein, divulgados horas antes, indicam que o empresário, condenado por abusar de mais de 250 meninas menores de idade, afirmava que Trump “sabia sobre as garotas” e chegou a “passar horas” com uma das vítimas em sua casa. O presidente nega qualquer envolvimento e acusa os democratas de “vazamento seletivo” para tentar associá-lo ao escândalo.

A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que “Trump não fez nada de errado” e criticou a divulgação dos documentos. “Esses e-mails não provam absolutamente nada. São apenas uma tentativa desesperada de difamar o presidente”. Durante entrevista, Leavitt ainda destacou que Trump “expulsou Epstein de Mar-a-Lago”, clube de luxo do republicano na Flórida, após descobrir o comportamento do empresário. “Epstein era um pedófilo e um sujeito repugnante”, declarou.