MUNDO


Lula e Trump devem se reunir no domingo (26), na Malásia

Diplomatas brasileiros adotam cautela, enquanto Casa Branca não anuncia data oficialmente

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Pixabay

 

O presidente Lula e o presidente americano Donald Trump devem se reunir no domingo (26), na Malasia. O encontro foi agendado por negociadores do Brasil e dos Estados Unidos, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

A reunião deve ocorrer durante a cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), que será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro.

Lula embarcou nesta terça-feira (21) rumo à Ásia, enquanto Trump também deve participar do evento. Segundo fontes diplomáticas, ainda não há confirmação oficial da Casa Branca, mas as duas partes trabalham para viabilizar o encontro.

O objetivo da reunião é avançar nas negociações sobre a redução das sobretaxas impostas pelos EUA a produtos brasileiros, atualmente em 50%. As conversas formais sobre o tema começaram na semana passada, em reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio — o primeiro encontro de alto nível desde que Lula e Trump conversaram brevemente na Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

Apesar de não haver expectativa de um anúncio imediato sobre tarifas, diplomatas consideram positiva a disposição dos dois países em buscar um acordo.

A opção pela Malásia como local do encontro foi vista como uma forma de evitar desgastes políticos. Assessores do Planalto avaliam que uma reunião na Casa Branca poderia expor Lula a constrangimentos, já que Trump tem histórico de atritos com líderes estrangeiros diante das câmeras no Salão Oval.