MUNDO


Lula afirma que pretende discutir ‘problemas abertamente’ com Donald Trump em possível encontro 

Presidente brasileiro diz que diálogo direto é essencial e que não evitará temas polêmicos em conversa com o republicano

Fotomontagem: Valter Campanato/Agência Brasil e Shealah Craighead/White House

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende colocar “os problemas na mesa” caso venha a se encontrar com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita durante entrevista à imprensa, quando Lula comentou sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos e a importância do diálogo entre governos, independentemente de diferenças ideológicas.
Segundo o Petista, a disposição em conversar com Trump faz parte de sua política de manter relações diplomáticas abertas com todos os países e líderes. Eu espero que role (o encontro). Vim com a disposição que a gente possa encontrar uma solução” 

De acordo com Lula, na reunião também entrará em pauta o tarifaço, que pretende discutir com o presidente dos Estados Unidos. Na entrevista, o petista negou que Trump tenha colocado qualquer prévia de exigência no encontro: “Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar tudo na mesa e buscar uma solução”.  

Conforme fonte ouvida pela CNN Brasil, a diplomacia brasileira não recebeu nenhuma indicação da Casa Branca, se Trump fará ou não exigência durante a reunião com o presidente Luiz Inácio.