MUNDO


FAB resgata 13 brasileiros que ficaram retidos na Venezuela após terremotos

Grupo recebeu apoio da Embaixada em Caracas após interrupções no transporte aéreo causadas pelos tremores que atingiram o país

Foto: Corpo de Bombeiros

 

O governo federal trouxe de volta ao Brasil, neste domingo (28), 13 brasileiros que estavam na Venezuela e enfrentavam dificuldades para deixar o país após os terremotos registrados nos últimos dias.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os cidadãos procuraram a Embaixada do Brasil em Caracas em busca de assistência emergencial depois que o aeroporto comercial da capital venezuelana teve as operações afetadas em meio à crise provocada pelos tremores.

O retorno ao Brasil foi realizado em uma aeronave utilizada para transportar ajuda humanitária à Venezuela. Segundo o Itamaraty, o voo aproveitou o trajeto de volta da missão brasileira, que retornaria sem passageiros.

A repatriação integra a operação humanitária organizada pelo governo brasileiro para auxiliar as áreas atingidas pelos terremotos. Até o momento, o Brasil confirmou o envio de quatro voos com equipes especializadas e materiais de apoio, incluindo profissionais de busca e resgate, bombeiros militares, medicamentos, purificadores de água e um hospital de campanha.

As equipes brasileiras estão concentradas principalmente em Vargas, no estado de La Guaira, uma das regiões mais afetadas pelos abalos sísmicos. A ação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Itamaraty.

Os terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, foram seguidos por diversas réplicas e causaram destruição em Caracas e em outras localidades do país. Segundo autoridades venezuelanas, ao menos 1,4 mil pessoas morreram, número que pode aumentar à medida que as buscas por sobreviventes continuam.

Diante dos danos provocados pelos tremores, o governo da Venezuela decretou estado de emergência nacional e solicitou apoio humanitário à comunidade internacional.