JUSTIÇA


Moraes vota pela condenação de Bolsonaro em julgamento sobre tentativa de golpe

Ao justificar seu voto, Moraes comparou declarações de Bolsonaro ao discurso golpista de 8 de janeiro e afirmou que o ex-presidente buscou desacreditar a Justiça Eleitoral e mobilizar apoio das Forças Armadas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou a favor da condenação de Jair Bolsonaro nesta terça-feira (9). Ele é o relator do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado, no qual o ex-presidente e outros sete militares são réus.

“Os réus, portanto, praticaram todas as infrações penais imputadas pela Procuradoria Geral da República em concurso de agentes e em concurso material”, afirmou o ministro.

O julgamento de Bolsonaro teve início na última semana e irá até sexta-feira (12).

Durante o discurso do voto, Moraes afirmou que o discurso utilizado por Bolsonaro repete o mesmo tom dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

“Por que, coincidentemente com a presença de ambos, o presidente Jair Bolsonaro fala, de um lado, que não há credibilidade na Justiça Eleitoral e, do outro, pede apoio das Forças Armadas, citando o ministro Augusto Heleno?”, disse Moraes.