JUSTIÇA


Chegada de Fachin à presidência do STF dá gás à democracia, diz Jerônimo em posse

Governador da Bahia elogiou discurso do ministro, que defendeu a separação do Judiciário do mundo político

Foto: Joá Souza/GOVBA

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a chegada do ministro Edson Fachin à presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) dá um gás à democracia e às instituições. A declaração do petista foi dada durante a posse do ministro, na segunda-feira (29), em Brasília.

“Nesse momento difícil, de embates no que diz respeito à democracia, é uma animação”, declarou Jerônimo, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Ao fim da cerimônia, o governador baiano posou para fotos e gravou vídeo em frente à estátua da Justiça, um dos símbolos da corte.

Jerônimo também elogiou o discurso de Fachin, que defendeu a separação do Judiciário do mundo político. “Achei firme. Ele trouxe temas importantes, separando o que é da política e o que é da justiça”, afirmou.

“Trouxe assuntos importantes como os mais pobres, tema da mulher, mas acima de tudo acho que a força e a responsabilidade. Ele não se considerou como um poder, mas com a responsabilidade que tem de guardar os princípios básicos da democracia e da Constituição.”

Na avaliação do governador, Fachin vai depositar energia para garantir que o regramento constitucional seja praticado.