JUSTIÇA


Binho Galinha presta depoimento em última audiência de instrução de processo sobre suspeita de milícia

Ao todo, foram ouvidas 80 testemunhas

Foto: AscomALBA/ AgênciaALBA

 

O deputado estadual Binho Galinha (PRD) prestou depoimento à Justiça nesta quinta-feira (30), em última audiência de instrução de processo sobre suspeita de milícia.

A audiência aconteceu no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana, e marcou o encerramento da fase de oitivas do processo no âmbito da Operação El Patrón. Ao todo, foram ouvidas 80 testemunhas, sendo 77 de defesa e 3 de acusação.

Kléber Cristian Escolano de Almeida, como é chamado Binho Galinha, é réu pelos crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

As investigações apontaram que o deputado lavava dinheiro por meio de empresas e vendia peças de carro roubadas em uma loja de sua propriedade. Somente em 2023, foram identificadas transações suspeitas que chegavam a R$ 3,9 milhões. A defesa do deputado considera a medida inconstitucional.

Além do parlamentar, a esposa e o filho foram presos, com outras sete pessoas.

Segundo o Código de Ética da Alba, caso a conduta de Binho Galinha seja interpretada como um atentado ao decoro parlamentar ou incompatível a ele, o deputado poderá ser suspenso ou até perder o mandato.

Em outubro e em dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedidos de habeas corpus em caráter liminar (provisório) feito pela defesa do deputado estadual.

Binho Galinha está detido desde o dia 3 de outubro na Sala de Estado-Maior do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.