ESPORTE


Empate do Botafogo faz Bahia depender de si para conseguir vaga na fase de grupos da Libertadores

Esquadrão de Aço precisará vencer Fluminense no Maracanã neste domingo (7)

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

 

O Bahia foi favorecido pelo empate de 2 a 2 entre Cruzeiro e Botafogo no Mineirão, na noite desta quinta-feira (4), em partida válida pela 37ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Esquadrão de Aço dependerá apenas de si para conseguir vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. O Botafogo, que compete com o Bahia pela quinta colocação, chegou aos mesmos 60 pontos do Esquadrão de Aço, mas continuou na sétima posição porque leva desvantagem no número de triunfos.

Para se classificar de forma direta para a Libertadores, o Bahia, que atualmente é o sexto colocado, precisará vencer o confronto direto contra o quinto colocado Fluminense, neste domingo (7), no Maracanã. O tricolor carioca tem 61 pontos, um a mais do que Bahia e Botafogo, e precisa ganhar do Esquadrão de Aço para garantir a quinta colocação.

O Botafogo precisará vencer o Fortaleza no Engenhão, também no domingo (7), e torcer por empate entre Fluminense e Bahia para conseguir a vaga de forma direta. Fluminense, Bahia e Botafogo já estão garantidos na Libertadores de 2026.

No entanto, apenas o quinto colocado garante vaga na fase de grupos do torneio internacional. Os demais precisarão passar por duas fases de mata-mata antes da fase de grupos.

A depender do resultado da Copa do Brasil, o sexto colocado também poderá garantir vaga na fase de grupos da Libertadores. Para isso, o Cruzeiro precisará vencer o torneio de mata-mata, já que por ser terceiro colocado, o time mineiro abriria uma vaga através do Brasileirão.

Se o Fluminense terminar como quinto colocado e for campeão da Copa do Brasil, o sexto colocado do Brasileirão terá vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.