ECONOMIA


Nissan anuncia mais 10 mil demissões e reestruturação global

Montadora japonesa enfrenta crise financeira e planeja cortes significativos em sua força de trabalho

Imagem: Nissan/reprodução

 

A Nissan, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, enfrenta um período turbulento, com planos de demitir mais de 10 mil funcionários globalmente. Esta medida eleva o total de cortes para cerca de 20 mil colaboradores, representando 15% da força de trabalho total da empresa. A informação foi divulgada pela emissora pública japonesa NHK. A montadora, que não comentou oficialmente o assunto à agência Reuters, está em meio a um processo de reestruturação sob liderança do novo CEO, Ivan Espinosa.

Os resultados financeiros do ano fiscal que terminou em março serão divulgados em breve, mas a Nissan já alertou sobre um possível prejuízo recorde, estimado entre 700 bilhões e 750 bilhões de ienes, o que equivale a aproximadamente US$ 4,74 bilhões a US$ 5,08 bilhões. Esta crise financeira é atribuída a encargos diversos que a empresa enfrenta. Espinosa, que recentemente assumiu o cargo, está buscando parcerias com outras montadoras como parte da estratégia de recuperação da empresa.

Em novembro do ano passado, a Nissan anunciou sua intenção de cortar 9 mil empregos e reduzir sua capacidade global em 20%. Além disso, a empresa planeja fechar uma fábrica na Tailândia até junho e mais duas fábricas em locais ainda não especificados. Outro projeto significativo da Nissan, a construção de uma fábrica de baterias de veículos elétricos na ilha de Kyushu, foi cancelado, apesar dos subsídios governamentais que seriam recebidos. Este projeto estava avaliado em US$ 1,1 bilhão.

A Nissan também havia planejado uma fusão de US$ 58 bilhões com a Honda, prevista para ser concluída até 2026. No entanto, diferenças internas e questões sobre o equilíbrio de poder levaram ao cancelamento do plano. Segundo fontes, a proposta de tornar a Nissan uma subsidiária no acordo foi um dos fatores que inviabilizaram a fusão. As informações são da Folha de S.Paulo, que destaca a complexidade dos desafios enfrentados pela montadora japonesa.