ECONOMIA


Bahia tenta quebrar recordes no turismo com participação em feiras internacionais

Secretaria tem participado de eventos no Uruguai e na Argentina para divulgar atrações do estado

Foto: Foto: Tatiana Azeviche- Ascom/Setur-BA

 

Representantes da Secretaria de Turismo da Bahia participam esta semana de evento do setor na Argentina. O objetivo é divulgar atrações de treze zonas turísticas do estado e suas novidades para a alta temporada 2025/2026.

Na mesma semana em que a Embratur divulgou que o estado bateu recordes de chegada de turistas estrangeiros, o governo baiano participa da Roadshow B2Live Verão, evento que acontece nas cidades de Buenos Aires, Rosário e Córdoba e que reúne as companhias aéreas Latam, Gol, Sky, JetSmart, Flybondi e Aerolíneas Argentinas. A expectativa é capacitar 500 operadores e agentes de viagens sobre a infraestrutura e os atrativos disponíveis na Bahia.

Na semana passada, os representantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participaram do Work&Fun Festival, evento realizado em Colônia do Sacramento, no Uruguai, pela Operadora Abtour. No festival, a pasta também promoveu os destinos baianos, capacitando 120 profissionais do turismo sobre as potencialidades do estado para receber visitantes.

Foi divulgado nesta semana que a Bahia recebeu 166 mil estrangeiros entre janeiro e outubro de 2025, superando o recorde, até então, de todo o ano de 2019, quando foram registrados 152 mil visitantes do exterior.

Nos primeiros 10 meses deste ano, os aeroportos baianos tiveram um aumento de 56,5% na chegada de turistas de outros países, em comparação com o mesmo período de 2024. No Nordeste, o crescimento foi de 47,4%, enquanto no Brasil o aumento foi de 42,2%. A Bahia, com o desembarque de 166,4 mil estrangeiros, superou com folga Pernambuco e Ceará, que registraram 80,7 mil e 90,4 mil, respectivamente.

“A melhor forma de comemorar as marcas históricas do turismo baiano é continuar trabalhando firme, para ampliar ainda mais a sua participação no mercado internacional”, disse o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.