BRASIL


Ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto é preso em operação da PF

Também nesta quinta-feira (13), foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra deputado federal e ex-ministro

Foto: Arquivo/Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13).

A prisão de Stefanutto fez parte de nova fase da Operação Sem Desconto, que mira esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Também nesta quinta-feira (13) foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o ex-ministro da Previdência Social José Carlos Oliveira. As defesas dos envolvidos não se manifestaram até o momento.

A CGU e o INSS já instauraram 52 processos administrativos de Responsabilização (PAR) contra 50 associações e três empresas investigadas por supostamente terem fraudado o instituto, lesando aposentados e pensionistas e pagando propina a agentes públicos.

Após identificar a fraude, o governo federal decidiu restituir os aposentados e pensionistas atingidos, desde que estes se comprometessem a, posteriormente, não entrar com ação contra o governo. Isso não inviabiliza que as vítimas do golpe não entrem com ações contra as entidades responsáveis pela fraude. Com informações dos colunistas Fabio Serapião, do Portal UOL, e Igor Gadelha, do Portal Metrópoles.