BRASIL


Em evento no Rio, Lula diz que ‘democracia está capengando’, mas continua ‘firme’

Lula ressalta "a importância da arte e da cultura como alvos de regimes autoritários"

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou nesta terça-feira (20), sua preocupação com o estado da democracia no Brasil, afirmando que ela ‘está capengando’, mas ainda firme, mesmo após as tentativas de ruptura, como os ataques de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes. A declaração foi feita durante um evento no Rio de Janeiro, que marcou a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da área cultural no país.

O evento, que também celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura (MinC) sob o tema ’40 anos do MinC: Democracia e Cultura’, homenageou personalidades influentes como a primeira-dama Janja Lula da Silva, a atriz Fernanda Torres, o diretor Walter Salles e a apresentadora Xuxa Meneghel, além de 110 outras personalidades e 14 instituições. O presidente aproveitou o evento para parabenizar os artistas brasileiros pela sua persistência e resistência.

Durante seu discurso, Lula ressaltou a importância da arte e da cultura como alvos de regimes autoritários e lembrou que, mesmo durante o regime militar, os artistas não se calaram, lutando com talento e coração. Ele também mencionou que recriou o Ministério da Cultura e que tem havido uma redução de recursos para a pasta nos últimos governos. O presidente incentivou a classe artística a se aproximar do Congresso para garantir mais apoio para a cultura.

Lula aproveitou para criticar a proposta do governo Bolsonaro de vender o Palácio Gustavo Capanema, que foi reinaugurado após sete anos de reforma. O edifício, inaugurado em 1945 e tombado em 1948, reabre como um centro cultural e administrativo. A seleção dos homenageados contou com participação popular, com mais de 11 mil sugestões recebidas. As indicações foram avaliadas por uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem, que definiram os condecorados em várias categorias. As informações são do portal G1.