BRASIL


Bruno Henrique se livra de suspensão e é liberado para jogar após decisão do STJD

Pleno derruba gancho de doze jogos e aplica multa de cem mil reais ao atacante do Flamengo

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

 

O atacante Bruno Henrique está liberado para seguir em campo pelo Flamengo. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, nesta quinta-feira (13), derrubar a suspensão de doze partidas que havia sido aplicada ao jogador, resultado de investigação sobre manipulação de apostas.

A maioria dos auditores optou por substituir o gancho por uma multa de cem mil reais, voto apresentado pelo relator Marco Aurélio Choy e acompanhado por outros quatro auditores. No total, seis dos nove integrantes votaram pela absolvição do atacante no que diz respeito à punição esportiva.

Ficaram vencidos os auditores Mariana Barreiras e Maxwell Borges Vieira, que defendiam suspensão de duzentos e setenta dias e multa de setenta e cinco mil reais, além de Luiz Felipe Bulus, que queria manter os doze jogos de gancho como forma de “caráter educativo”.

Bruno Henrique havia sido condenado em setembro após investigação da Polícia Federal apontar que ele teria forçado um cartão amarelo em partida contra o Santos, em dois mil e vinte e três, para favorecer apostadores próximos a ele. O atacante vinha atuando graças a um efeito suspensivo e inclusive marcou o gol da vitória rubro-negra sobre o Santos no último domingo.

Na sessão desta quinta, realizada de forma híbrida, o jogador participou remotamente e foi representado por três advogados. O julgamento havia começado na segunda-feira, mas foi interrompido após pedido de vista e retomado hoje com atraso de quarenta e cinco minutos.
O Pleno do STJD é a última instância da Justiça Desportiva no Brasil, mas o caso ainda pode ser levado à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Como votou cada auditor:

  • Sérgio Furtado Coelho Filho – multa de cem mil reais
  • Marco Aurélio Choy – multa de cem mil reais
  • Rodrigo Aiache – multa de cem mil reais
  • Antonieta da Silva – multa de cem mil reais
  • Marcelo Bellizze – multa de cem mil reais
  • Luis Otávio Veríssimo – multa de cem mil reais
  • Maxwell Borges Vieira – duzentos e setenta dias e multa de setenta e cinco mil reais
  • Mariana Barreiras – duzentos e setenta dias e multa de setenta e cinco mil reais
  • Luiz Felipe Bulus – suspensão de doze jogos