BAHIA


Zé Trindade destaca investimentos do Governo no Parque do Abaeté e anuncia novas obras

O presidente da Conder confirmou, nesta quarta-feira (3), projetos para as Ganhadeiras de Itapuã e para o Centro de Memória

Foto: Divulgação

 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, afirmou nesta quarta-feira (3) que os investimentos do Governo do Estado no Parque Metropolitano do Abaeté vão fortalecer as atividades econômicas, culturais e sociais em Itapuã e nos bairros do entorno. A declaração foi feita durante a solenidade que marcou a entrega da requalificação do Centro de Atividades do Abaeté.

A intervenção contemplou a reforma de lojas, restaurantes, lanchonetes, posto policial, vestiários, depósitos e banheiros, além do cercamento de toda a área, com 900 metros de extensão e 2 metros de altura. O investimento foi de R$ 5,5 milhões, realizado dentro do prazo estabelecido em contrato.

Segundo Trindade, cada etapa da obra foi guiada pela responsabilidade de preservar o simbolismo do parque e, ao mesmo tempo, garantir que ele continue vivo, pulsante e acolhedor. Ele destacou ainda que, além da entrega do Centro de Atividades, duas novas obras tiveram ordem de serviço assinada durante o evento: a sede das Ganhadeiras de Itapuã e o Centro de Memória do Parque do Abaeté.

O projeto da sede das Ganhadeiras terá 441,80 m² de área construída, com palco, salão para plateia, camarim, estúdio de gravação, sala de oficinas, bilheteria e espaço para loja. O prazo de execução é de 11 meses e o investimento previsto é de cerca de R$ 2,5 milhões, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Já o Centro de Memória será implantado onde funcionava a antiga lavanderia pública, transformando o espaço em homenagem às mulheres que sustentavam suas famílias como lavadeiras nas águas do Abaeté. “Será um espaço para fortalecer e projetar o legado dessas mulheres que simbolizam força, resistência e tradição”, afirmou Trindade.

Ele concluiu lembrando que “o governador Jerônimo está realizando o maior conjunto de investimentos da história do Parque Metropolitano do Abaeté. Esse esforço vai se traduzir em desenvolvimento, emprego e renda para a comunidade, mas também em valorização da nossa memória e identidade cultural”.

A solenidade também marcou a entrega da requalificação da Casa da Música, obra executada pela Secult-BA.