BAHIA


Bahia registra mais de mil voos cancelados em um ano e fica atrás apenas de Pernambuco no Nordeste

Entre maio de 2024 e maio de 2025, 137 mil passageiros foram afetados

Foto: Divulgação

 

Entre maio de 2024 e maio de 2025, a Bahia registrou 1.085 voos cancelados na aviação comercial, segundo levantamento da plataforma Resolvvi com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número coloca o estado na segunda posição no ranking de cancelamentos do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (1.211), e afetou 137.795 passageiros.

O Aeroporto Internacional de Salvador concentrou a maior parte dos cancelamentos, mas terminais de Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista também registraram índices elevados, especialmente em períodos de alta temporada.

Bruno Arruda, CEO da Resolvvi, aponta que a Bahia enfrenta dificuldades para gerenciar a malha aérea diante da forte demanda turística e criticou a falta de preparo das companhias para lidar de forma transparente e justa com cancelamentos.

No Nordeste, foram 4.965 voos cancelados no período, impactando mais de 630 mil passageiros. No cenário nacional, o levantamento aponta 40.653 cancelamentos, afetando 5,1 milhões de pessoas. Apesar dos direitos garantidos por lei, menos de 5% recorrem à Justiça para exigir compensações.

A Resolução nº 400/2016 da Anac e o Código de Defesa do Consumidor asseguram assistência material aos passageiros, incluindo alimentação, hospedagem, reacomodação ou reembolso, mesmo em casos de força maior, como mau tempo.