SALVADOR


Salvador testa novo ônibus elétrico em duas linhas

Veículo será avaliado durante 30 dias em percursos estratégicos

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

 

Salvador iniciou nesta segunda-feira (14) os testes com um novo modelo de ônibus 100% elétrico, que será avaliado durante os próximos 30 dias nas linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053). O objetivo é analisar o desempenho do veículo e preparar a cidade para a ampliação da frota sustentável.

O coletivo da fabricante Marcopolo tem capacidade para 80 passageiros e autonomia de 280 quilômetros. Durante o período de testes, ele circulará nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, ficando duas semanas em cada linha. As rotas foram selecionadas com base na topografia e os rodoviários passaram por capacitação específica.

Nesta manhã, o veículo fez um trajeto de apresentação entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro, chamando atenção pela ausência de ruído, com exceção do ar-condicionado, e pelas trepidações reduzidas. Passageiros também relataram maior sensação de espaço interno em comparação com outros modelos.

Atualmente, Salvador possui oito ônibus elétricos, todos da marca Eletra e em operação no BRT Salvador. Outras marcas como Hyger, Ankai e BYD já foram testadas, e a cidade deve receber veículos de pelo menos mais dois fabricantes até o fim do ano, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável.