MAIS NOTÍCIAS


Moura Dubeux promove ação de limpeza na praia do Farol da Barra 

Atividade acontecerá no sábado (5) e contará com voluntários para coleta de materiais descartados irregularmente na faixa de areia

Foto: Moura Dubeux/Assessoria

 

No sábado (5), o Farol da Barra, em Salvador, será endereço para ação de limpeza realizada pela Moura Dubeux, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente da Moura Dubeux, uma iniciativa que trabalha intensamente o tema da sustentabilidade em seus escritórios e obras e reunirá colaboradores da incorporadora, corretores convidados e voluntários do Instituto Limpa Brasil.

Em 2025, o lema da semana é “Atitude que constrói, consciência que transforma”, trazendo o compromisso da empresa com práticas sustentáveis dentro e fora dos seus canteiros. A iniciativa integra uma série de mutirões que estão acontecendo também nas cidades de João Pessoa, Maceió, Recife, Natal e Aracaju.

Segundo Cecília Cavalcanti, gerente de Sistema de Gestão Integrada e Projetos Internos da Moura Dubeux, a iniciativa nasce do mesmo olhar que orienta os canteiros sustentáveis da companhia. “A gente quer promover um ambiente mais saudável, olhando para dentro das nossas construções, mas sem nunca deixar de ter atenção para o que acontece no nosso entorno”.

Ela lembra que o cuidado ambiental “começa no canteiro, com reuso de água, filtros de contenção de resíduos, entre diversos outros processos”, e se estende a ações como o mutirão, que “ajudam a preservar o patrimônio natural que atrai moradores e turistas para as cidades que atuamos.” 

O grupo vai percorrer, durante três horas, as areias da praia e fazer o recolhimento de resíduos como bitucas de cigarro, garrafas plásticas, vidros, entre outros materiais descartados irregularmente na faixa de areia. Todo o material será encaminhado a cooperativas parceiras, garantindo uma destinação ambientalmente correta e socialmente responsável. Em Fortaleza, onde a incorporadora realizou a iniciativa em junho, foram coletados 132 kg de materiais. 

Além do impacto ambiental direto, o mutirão reforça a estratégia de engajamento comunitário que sustenta programas como o MD Social, responsável por capacitar mão‑de‑obra local e inserir centenas de pessoas no mercado da construção civil.  “Quando preservamos a praia, devolvemos valor às cidades onde construímos. É um investimento que se converte em qualidade de vida para quem vive e para quem visita a capital baiana”, diz Cavalcanti.