POLÍTICA


Lula cumpre compromisso ao formalizar projeto que torna 2 de Julho festa nacional, diz Jerônimo

Governador voltou a defender inclusão da data como componente curricular nas escolas brasileiras

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

Com informações do repórter Lucas Franco

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira, durante o cortejo do Dois de Julho, que o presidente Lula cumpre um compromisso ao enviar para o Congresso o projeto de lei para tornar a celebração da Independência do Brasil na Bahia uma data nacional. O chefe do Executivo federal havia anunciado a proposta no ano passado, após participar do desfile em Salvador.

“O presidente vem reconhecer com sua presença o Dois de Julho como data magna da Independência do Brasil na Bahia. Além disso, ano passado ele se comprometeu que enviaria para o Congresso um projeto de lei para transformar o Dois de Julho numa data nacional. E assim, ontem, ele enviou. É uma expectativa muito grande.”, declarou o governador em entrevista a jornalistas no bairro da Lapinha. Lula marcará presença na festa pelo quarto ano consecutivo.

Jerônimo também voltou a defender a inclusão do Dois de Julho como componente curricular nas escolas brasileiras.

“Para mim, a forma que nós temos de criar essa data no coração do brasileiro é pela escola. Não tem outra. É no currículo escolar. Inclusive nós já temos isso no currículo. Garantir livros didáticos que abordam o tema. A formação inicial na universidade. Que o professor já possa sair para os concursos entendendo a importância. A partir daí, a escola absorvendo isso, a população baiana e brasileira vão entender o significado do Dois de Julho”, disse.

A proposta assinada por Lula visa reconhecer a importância histórica da expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 1823, consolidando a Independência do Brasil após o 7 de Setembro.