POLÍTICA


Robinson Almeida processa prefeito de Cruz das Almas por ataques

Deputado do PT aciona Justiça após ser ofendido por Ednaldo Ribeiro em entrevista: “Não me calarei diante disso”

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

 

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) entrou com uma ação judicial contra o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), após declarações ofensivas feitas pelo gestor durante uma entrevista à Rádio Excelsior Recôncavo, na última quinta-feira (26). Entre os ataques, o prefeito usou um termo considerado racista ao se referir ao parlamentar como “nigrinha de ponta de rua”.

Além da ofensa discriminatória, Ednaldo chamou Robinson de “João ninguém”, “fofoqueiro” e o acusou de disseminar fake news, sem apresentar qualquer prova. Em outro trecho, ele ainda afirmou que a campanha do deputado foi financiada com recursos desviados da Prefeitura de Cruz das Almas, na gestão do ex-prefeito Orlandinho (PT), encerrada em 2020.

“Essas falas ultrapassaram todos os limites da civilidade e da legalidade. Não é aceitável que um representante público use de ataques racistas, caluniosos e ofensivos para tentar desviar o foco do debate político. Não me calarei diante disso”, declarou Robinson.

O contexto das declarações foi a repercussão negativa sobre um pedido de empréstimo de R$ 60 milhões feito pela atual gestão municipal, pouco depois de gastos de quase R$ 10 milhões com os festejos juninos.

A ação movida por Robinson inclui acusações de calúnia (Art. 138), difamação (Art. 139), injúria (Art. 140) e calúnia eleitoral (Art. 324 do Código Eleitoral). O uso de conteúdo racista também pode configurar injúria racial — crime inafiançável e imprescritível.

“Não se trata apenas de proteger minha honra pessoal, mas de impedir que a política se torne um espaço de violência verbal, desinformação e racismo institucionalizado. O debate de ideias é saudável. Ataques pessoais e calúnias, não. Racismo, muito menos”, completou o deputado.