CARNAVAL


Maior cruzeiro da temporada chega a Salvador com 5 mil passageiros em clima de folia

Receptivo teve baianas estilizadas, dançarinos, pinturas tribais e apresentação do Rixô Elétrico

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O maior navio da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil atracou em Salvador na manhã desta terça-feira (17), com mais de cinco mil passageiros entre nacionais e estrangeiros. O navio MSC Seaview, que saiu do Porto de Santos, foi recebido em clima de Carnaval por baianas estilizadas, dançarinos, pinturas tribais e apresentação do Rixô Elétrico.

“Assim que a gente desceu do navio já sentiu a energia do Carnaval, é uma recepção inesquecível”, disse a turista mineira Ana Júlia Vilela encantada com a festa.

Ao todo, cerca de 10 mil turistas de cruzeiro devem passar por Salvador durante o período carnavalesco. De acordo com a Setur-BA, o objetivo é oferecer aos visitantes uma experiência acolhedora logo no primeiro contato com a cidade, valorizando a identidade cultural baiana.

“No período do Carnaval, mais de 150 municípios receberam apoio do Governo do Estado com atrações artísticas, fomentando o carnaval nessas localidades, ampliando o fluxo de visitantes e turistas e dinamizando a economia nos municípios ações como essa contribuem para impactar positivamente a experiência dos turistas, especialmente daqueles que permanecem poucas horas na cidade”, diz Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

“Parabéns pela organização do Governo do Estado da Bahia. Acabei de descer aqui, o pessoal recepcionando todo mundo, dando brinde. A Bahia é isso, é calor humano, é recepção, é muito amor, e vamos que vai ter muita festa, muito Carnaval aí”, disse o advogado Juan Roseni, do Rio de Janeiro.

Serviços

Durante o Carnaval, a Setur-BA também mantém um esquema especial de atendimento ao visitante. O receptivo cultural ocorre nos principais portões de entrada da cidade — aeroporto, rodoviária e porto. Já os postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SATs) funcionam em regime especial no aeroporto, na rodoviária e no Pelourinho, além de postos avançados instalados nos circuitos da Praça Municipal, Campo Grande, Barra e Ondina. As equipes oferecem orientações sobre programação carnavalesca, transporte, segurança e atrativos turísticos.

Paralelamente, são realizadas pesquisa de demanda turística em Salvador e em destinos estratégicos como Arembepe e Guarajuba (Camaçari), Praia do Forte (Mata de São João), Porto Seguro e Lençóis. O levantamento vai medir o perfil dos visitantes, o tempo de permanência e o nível de satisfação com a experiência no estado.

A Setur-BA também patrocina atrações musicais para o folião pipoca e apoia a contratação de artistas para a folia em municípios do interior, ampliando o alcance das ações carnavalescas em todo o território baiano. A iniciativa também será realizada na Quarta-feira de Cinzas (18), quando desembarcam na capital baiana os navios MSC Armonia, às 10h, e Artania Star Ship, ao meio-dia.